Siga-nos:

Embaixadores da Inovação

/  Embaixadores da Inovação

PROGRAMA EMBAIXADORES DA INOVAÇÃO

Nós pertencemos ao programa de assessoria exclusivo de desenvolvimento do espírito inovador em temáticas como Robótica, STEAM, Colaboração e Pensamento Matemático.

Despertamos nos alunos, colégios e nas escolas a compreensão das disciplinas ligadas ao STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) colocando a “mão na massa” construímos habilidades que geram impacto no mundo real, de forma itinerante vamos prepará-los para o futuro da inovação tecnológica na educação.

Profissionais trocaram experiências, receberam certificação internacional nas soluções da LEGO Education e se familiarizaram com tecnologias como o BBC micro:bit, Minecraft: Education Edition e soluções da Microsoft para a sala de aula.

Aconteceu entre os dias 14 e 15 de Maio, em São Paulo, o Embaixadores da Inovação – Maker, quarta edição do programa que promove o espírito inovador dos educadores em diversos segmentos, como a Cultura Maker, STEAM, Pensamento Matemático, Robótica Educacional e Educação Infantil.

Tendo a Cultura Maker como tema, o evento na sede da Microsoft Brasil contou com a presença de mais de 40 educadores, de todas as partes do país, que ao longo de dois dias obtiveram Certificação Internacional LEGO® Education Academy em soluções de robótica, além de participar de oficinas “hands-on” onde puderam se familiarizar com tecnologias como o BBC micro:bit, Minecraft: Education Edition e soluções da Microsoft para a sala de aula, como o Sway, ferramenta que facilita a criação de apresentações, boletins informativos e documentação on-line.

Palestrantes compartilham sua experiência com a Cultura Maker
Os participantes do Embaixadores da Inovação também assistiram à palestras de profissionais que contaram sobre sua experiência com a Cultura Maker, seja como participantes, observadores ou influenciadores do movimento.

O principal destaque ficou por conta da participação de Howard Baker, pesquisador em educação na Micro:bit Educational Foundation e criador do projeto micro:bit na BBC, onde trabalhou por 17 anos. Howard falou sobre o seu próprio “processo Maker” enquanto estava na equipe de Pesquisa & Desenvolvimento da BBC ao desenvolver o micro:bit, um projeto que acabou ganhando alcance mundial.

Matthew Mueller, da Tufts University em Massachusetts, nos EUA, falou sobre os espaços Maker disponibilizados por sua universidade para que seus estudantes possam criar e colaborar, bem como mostrou exemplos de espaços Maker que conheceu ao redor do mundo.

Já Leo Burd, brasileiro ligado ao MIT Media Lab, nos EUA, falou sobre Aprendizagem Criativa, baseada no conceito de “Lifelong Kindergarden” (Jardim de Infância para a Vida Toda). Segundo este conceito, criatividade, colaboração e autoestima são essenciais para o ser humano e o processo de aprendizagem, e o acesso livre a materiais e a liberdade para construir e experimentar coisas, típicas do Jardim da Infância, deveriam se estender por toda a vida.

Amilton Martins falou sobre metodologias ativas de aprendizagem e mostrou como a “Teoria do Flow” pode ser aplicada na sala de aula, algo que é seu objetivo de vida. Rodrigo Assirati Dias falou sobre o Movimento Maker no Brasil e sua experiência como líder do laboratório Maker do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, e João Pedro, da Tenda Digital, demonstrou diversas opções para o trabalho com impressoras 3D em espaços Maker, um tema que foi muito bem recebido pelos participantes.

Resultados na prática
O objetivo do Embaixadores da Inovação é capacitar os professores para que se tornem multiplicadores do conhecimento adquirido, levando-o aos seus alunos. E Kleber Medeiros, Instrutor de Robótica do Centro Educacional Adalberto Valle em Manaus (AM), experimentou na prática como isso acontece.

Ao retornar do evento, Kleber selecionou um de seus alunos de robótica, que até então só tinha tido contato com as ferramentas de robótica da LEGO® Education, ofereceu uma explicação básica sobre a plataforma BBC micro:bit e deixou o estudante “brincando”. Não muito tempo depois, o estudante retornou para mostrar sua primeira criação: uma versão do jogo Flappy Bird para o BBC micro:bit, criada em cerca de uma hora.